Biblio Radar – Outubro de 2018

Radar
#PraCegoVer: Imagem de um radar circular nas cores verde e preto. Nele aparecem quatro pontos indicando a presença de objetos. Fonte da imagem: Pixabay

Olá, pessoas queridas!

Está no ar mais uma edição do nosso resumo de obras, atividades, novidades e afins sobre Biblioteconomia e áreas correlatas que passaram pelo radar da bibliotecária que vos tecla ao longo do mês. A lista de outubro tá eclética!

Manuscritos notáveis

Autoria: Christopher de Hamel (Tradução: Paulo Geiger. Companhia das Letras, 2017).

Esse livro é lindo! De uma maneira leve e, muitas vezes, poética o autor nos apresenta dez dos mais famosos manuscritos já produzidos. São livros escritos em épocas e com finalidades diversas, mas que tem em comum histórias fascinantes. Além do texto rico, o livro também conta com belas ilustrações. Quem é apaixonado pela história dos registros do conhecimento precisa ler essa obra.

Reference Service

Autoria: Shiyali Ramamrita Ranganathan (Asia Publishing House, 2. ed., 1961).

Leitura recomendadíssima para quem estuda/atua na área de serviços em bibliotecas. Peguei para ler, originalmente, porque levo muito a sério essa história de “revisão bibliográfica para dissertação” e valeu cada minuto. São 432 páginas de Ranganathan em ótima forma. Não existe versão em português, mas você pode conferir um trecho que traduzi aqui e/ou fazer download da obra completa no repositório da Universidade do Arizona.

Áudio games no processo de aprendizagem de deficientes visuais: análise sob o aspecto da mediação da informação

Autoria: Igor Peixoto Torres Girão (Dissertação defendida na UFC, 2018).

O Igor é um pesquisador talentoso e um amigo muito querido, então fiquei bem contente quando ele me avisou que a versão final da dissertação dele já estava disponível no repositório. Nela o Igor faz um estudo sobre o uso dos áudio games existentes no DosVox como um mecanismo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Se você pesquisa questões relacionadas a acessibilidade vale a pena conferir esse trabalho. Vocês podem acessar o trabalho clicando aqui.

Como limpar a estante de livros em 5 passos

Autoria: Dafne Amaro (YouTube: Canal Organiza Dafne, 2018).

Essa dica é mais para leitores do que para bibliotecários. Nesse vídeo a Dafne dá dicas simples para quem tem uma estante de livros em casa, mas não sabe bem como mantê-la limpinha. O vídeo é curtinho e a Dafne é uma fofa. Vocês podem assistir o vídeo clicando aqui.

Anais do SNBU 2018 são publicados

Saiu! Os Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que ocorreu em abril de 2018, foram disponibilizados no Repositório Institucional da UFBA. São 3080 páginas de ótimos trabalhos. Já dei uma olhada com mais calma em alguns cujas apresentações assisti durante o evento. Se você tiver um tempinho, confere o artigo sobre a experiência de realizar treinamento EaD que escrevi com dois colegas (Juliana Lima e Edvander Pires) e que está disponível na publicação. Os Anais podem ser acessados aqui.

Zotero chega ao Google Documentos

Autoria: Zotero (Postagem em blog institucional, 2018)

O gerenciador de referências Zotero anunciou, no dia 19 de outubro, a sua integração com o Google Docs. Ou seja, quem usa o Google para digitar seus textos acadêmicos agora vai poder contar com as funcionalidades de gerenciamento de referências já oferecidas pelo Zotero para quem utiliza seu plugin no Word ou no LibreOffice. Ainda estou testando essa funcionalidade, mas, a princípio, achei uma excelente jogada. Vocês podem ler o anúncio [em inglês] clicando aqui.

P.S.: O blog Estante de Bibliotecária completa 4 anos em novembro e estou pensando se e como será a comemoração. No momento, a vibe de festa tá baixa por aqui, mas fiquem de olho nas mídias sociais do blog para atualizações.

Anúncios