Indicando livros de metodologia

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês?

Nos primórdios do bloguinho fiz uma postagem falando que bibliotecários também fazem pesquisa e nela falei de alguns livros de metodologia que utilizo. De lá pra cá conheci outras obras que tratam desse tema e vou falar um pouquinho delas hoje.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, Pilar. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Esse livro tem uma estrutura parecida com a de manuais de metodologia mais famosos, mas gosto demais da linguagem, do jeito que os autores escrevem. O projeto é abordado desde a concepção, ou seja, desde a fase da ideia. São tratadas também questões sobre elaboração de referencial (marco) teórico, tipos de pesquisa, seleção de amostra e análise de dados. Há também um capítulo sobre elaboração de relatório de pesquisa.

IMG_20180526_154047
Meus livros de metodologia são pastorados por um pinguim. Foto Izabel Lima

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

Essa obra é indicada para cursos básicos de estatística tanto na graduação quanto na pós e age como introdução a as metodologias estatísticas. Os conceitos básicos da estatística são explicados de uma maneira acessível e ao fim dos capítulos há uma lista de exercícios que contribuem para a fixação do conteúdo abordado. O índice remissivo existente no final ajuda bastante a navegar pelo livro de um jeito mais livre. Ah, e também tem um apêndice que explica o básico sobre SPSS e SAS.

KOLLER, Silvia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

Esse livro é dividido em três partes: Escrita científica, Pôsteres e apresentações orais e Administração da vida acadêmica. Os capítulos são escritos por vários pesquisadores e dão dicas preciosas sobre escrita de artigo, preparação de apresentação, redação científica em português, administração de grupos de pesquisa e gestão do tempo. Alguns desses temas, como preparação de pôster científico, raramente encontram espaço nas obras de metodologia, então essa obra acaba ajudando a preencher algumas lacunas.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

Essa obra é ótima para quem está começando a se embrenhar no maravilhoso mundo da escrita acadêmica. São oito capítulos, sendo cinco dedicados a escrita de artigo, um sobre resenha, um sobre a elaboração de resumo/abstract e um sobre redação científica de uma maneira ampla. O que mais gosto nesse livro é o fato das explicações sobre a estrutura dos textos ser acompanhada de exemplos, ou seja, no capítulo sobre resenha tem um exemplar desse tipo de texto todo esmiuçado e com os principais pontos sinalizados. Para quem esta começando, essa clareza ajuda muito a entender a estrutura do texto. É um livro bem didático.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Já citei esse livro em outra postagem, mas vou falar dele de novo (e um pouquinho mais) porque o considero muito bom. A obra tem vários exemplos e exercícios para ajudar na melhora da sua redação científica. Há dicas para construção de gancho narrativo, exposição de objetivos / questões / hipóteses com foco no uso de metodologias qualitativas, quantitativas e mistas. Acho muito bacana esse direcionamento, pois cada tipo de metodologia requer posturas e estratégias de investigação e de escrita específicas.

E você, qual(is) seu(s) livro(s) de metodologia favorito(s)? Conta pra mim nos comentários. Até a próxima postagem. 🙂

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Indicando livros de metodologia

Os comentários estão desativados.