#Mestrado – E foi dada a largada!

Quem acompanha o Twitter do blog ficou sabendo que esta bibliotecária and blogueirinha que vos tecla agora também é mestranda. Uhul!!! #todoscomemoram Desde o final de fevereiro, sou aluna do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na linha de pesquisa 2 – Produção, Comunicação e Uso da Informação.

treadmill-1201014_640
O que será que tem adiante? – Fonte: Pixabay

Minha aulas começaram a um mês e até agora, salvo a desordem da primeira semana, eu tenho conseguido conduzir meu dia a dia de estudos de um jeito minimamente organizado. Estou dentro dos prazos e consegui montar um cantinho de estudos simples e funcional aqui onde estou acampada morando. Esse último ponto é bem importante pra mim, pois fico atrapalhada quando preciso trabalhar em locais muito desorganizados.

Neste semestre precisava me matricular em, no mínimo, três disciplinas. Estou matriculada em quatro: duas obrigatórias e duas optativas. Preferi me inscrever em uma disciplina a mais do que o mínimo exigido porque quero cumprir o máximo de carga horária antes de entrar na parte mais intensa de escrita da dissertação. Claro que isso deixa a rotina inicial de estudos mais puxada (mais textos pra ler, mais resenhas e artigos pra escrever, mais seminários pra preparar e etc.), mas acho que isso pode me trazer um resultado positivo adiante.

Escolhi as disciplinas com base tanto no tema do meu projeto de pesquisa quanto em interesses que tenho para além dele. Porém o conteúdo de todas elas, em maior ou menor grau, vai me permitir enxergar meu objeto de estudo sob perspectivas específicas. Quando estava decidindo em quais disciplinas me matricular, isso foi fator determinante, afinal, se estou pesquisando sobre algo, preciso analisá-lo em suas variadas nuances e as disciplinas podem me ajudar nesse processo.

Até agora tem sido isso. Escrito assim parece tão simples, mas acreditem, assistir aula é só uma parte do babado. Nos próximos meses, vez por outra, venho por aqui compartilhar com vocês minhas aventuras / desventuras nessa nova fase.

Inté! 🙂

Anúncios

5 comentários sobre “#Mestrado – E foi dada a largada!

Os comentários estão desativados.