Museu da Escrita

20170119_114502
Silêncio! Monges copistas trabalhando. Foto: Izabel Lima

A postagem de hoje é uma pequena dica de visita para os apaixonados pela escrita e/ou curiosos de plantão: o Museu da Escrita Profª Maria Isaurita Gomes Morais.

O museu, idealizado pelo sr. José Luís, fica localizado na Rua Dr. Walder Studart, 56, bairro Dionísio Torres, Fortaleza – Ceará e funciona de segunda à sexta das 09h ás 13h e no período da tarde, mediante agendamento, das 14h às 17h. A entrada é R$ 20 e estudantes pagam meia. Eu sei que o horário é um pouco complicado, mas vale a pena mexer na agenda para encaixar a visita.

20170119_120155
Cédula Guia para Eleitores Cegos. Eleição de 1960. Foto: Izabel Lima

O acervo do museu é dividido em 16 ambientes que representam desde os primórdios da escrita no período pré-histórico. Existe acervo relacionado as escritas hieróglifa e cuneiforme, bem como a presença da escrita na Grécia, no Império Romano e na Idade Média. Vários modelos de prensa, máquinas de escrever e inúmeros objetos relacionados a escrita (selos, apontadores, canetas, cadernos e afins) também integram o acervo. Eles tem, inclusive, um espaço dedicado ao Braille.

Óbvio que fiquei apaixonada pela imensa (mais de 3000 itens) coleção de lápis, pois artigos de papelaria são amor. Também curti a representação dos monges copistas trabalhando e os vários documentos (títulos de eleitor e passaporte, principalmente) que estão em exposição. As guias que me receberam foram muito gentis e prestativas, tornando a visita ainda mais agradável.

Se você quiser mais informações sobre o Museu da Escrita pode entrar em contato através da fanpage no Facebook ou ligar para (85) 98695 3244.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s