Processamento Técnico: recomendações de leitura

Processo Técnico é o “Conjunto de atividades às quais um documento é sucessivamente submetido até ser incluído no acervo e ser usado pelo público da biblioteca.” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 293). Na lista a seguir estão algumas obras que podem ajudar estudantes e profissionais que estão envolvidos com essas atividades.

arrows-1577983_640
Existem muitas variáveis envolvidas no Processo Técnico. Fonte da imagem: Pixabay

Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia – Derek Langridge

Publicado originalmente na década de 1970, esse livro foi reimpresso em 2006. O conteúdo é introdutório, ideal para quem está começando seus estudos sobre classificação. O ponto forte é o espaço, distribuído entre vários capítulos, dedicado a Classificação de Dois Pontos, incluindo alguns exemplos e dicas de uso. Como (ainda) não existe tanto material em português sobre essa classificação, esse livro pode ajudar muito a compreendê-la.

Como usar e aplicar a CDD 22ª Edição – Maura Duarte Moreira Guarido

O título já deixa claro qual o objetivo desse livro. A autora utiliza uma linguagem simples e recorre a vários exemplos para exemplificar a estrutura e as maneiras de utilizar essa classificação. Além disso, o livro conta com o apêndice com exercícios que abarcam todas as classes da CDD. O ideal é que você leia o livro e consulte a CDD concomitantemente, assim irá se familiarizando com a estrutura do código de classificação e já poderá ir praticando o que está sendo explicado no livro. Caso não possa consultar uma CDD, esse aplicativo e/ou esse blog podem ajudar.

CDU: Como entender e utilizar a 2ª edição-padrão Internacional em língua portuguesa – Sebastião de Souza

Estudei com esse livro na graduação e o conteúdo dele me ajudou bastante a entender um pouco melhor a estrutura e uso da Classificação Decimal Universal (CDU). O livro traz informações sobre o uso dos sinais das tabelas auxiliares, as ordens: horizontal e vertical e informações atualizadas sobre a CDU. É uma pena está esgotado, pois é uma publicação que gostaria de ter na minha estante.

Catalogação no Plural – Eliane Serrão Alves Mey e Naira Christofoletti Silveira

Outra obra que utilizei durante a graduação esse livro é uma das principais obras, em português, dedicadas a catalogação. O livro conta com capítulos dedicados aos fundamentos, histórico, elementos básicos, elaboração dos registros bibliográficos, produção e organização dos catálogos. Esse livro é leitura obrigatória para quem estuda catalogação.

Introdução à RDA: um guia básico – Chris Oliver

Primeiro livro publicado no Brasil, em língua portuguesa, esse livro aborda os fundamentos do Resource Description and Access (RDA). A norma de catalogação que pretende, a médio e longo prazo, substituir o AACR2 tem seus fundamentos expostos nesse livro. A autora utiliza  exemplos e comparações entre RDA e AACR2 para ajudar o leitor na compreensão das semelhanças e diferenças existentes entre as duas normas.

Controle de Autoridades: definições, processos e componentes – Fabrício Silva Assumpção

Esse livro realiza uma ampla e excelente revisão de literatura sobre a prática do controle de autoridades e apresenta os conceitos e a importância dessa atividade para o processo de catalogação. Além disso, o livro apresenta o modelo conceitual FRAD e o RDA como instrumentos que podem melhorar as atividades envolvidas nesse controle. Por contar com exemplos, o livro ajuda a entender um pouco melhor a estrutura e uso da RDA.

Análise de assunto: teoria e prática – Eduardo Wense Dias e Madalena Martins Lopes Naves

Esse livro aborda os procedimentos envolvidos na indexação de documentos. A obra aborda os fundamentos teóricos da análise de assunto e as relações dela com a catalogação e a classificação. A maior parte do livro é dedicada a exposição dos aspectos relativos a leitura técnica, a extração de conceitos, uso de mapas conceituais para organizar conceitos, dentre outros aspectos. A obra está com um super desconto no site da Briquet de Lemos e pode ser adquirida por R$ 10 + frete.

Tesauro: linguagem de representação da memória documentária – Vera Lúcia Doyle Dodebei

Esse livro é dividido em duas partes. Na primeira delas, intitulada Representação, memória e linguagem, são expostos os aspectos teóricos relacionados a representação da informação e a linguagem documentária. Na segunda parte, denominada Construção de Tesauro, como o próprio nome indica, são expostos conceitos, relações, categorias e a organização do tesauro.

Além desses livros, o blog Processo Técnico mantido pelo Setor de Processamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul traz muitas informações sobre as atividades de processo técnico. Se você procura informações sobre o Formato MARC, vale a pena acessar o material disponibilizado pela Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-RJ. Nesse material, intitulado MARC21, são elencados os campos e subcampos do MARC, além de alguns exemplos.

As obras aqui listadas são sugestões baseadas na minha experiência de leitura e estudo. Caso você conheça alguma obra que não aparece nesse texto, comente sobre ela no espaço dedicado aos comentários. Aproveite as dicas e até a próxima postagem!

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s