TED para bibliotecários/as

TED – abreviatura, em inglês, de Technology, Entertainment, Design – é uma série de palestras realizadas em diversos países pela fundação Sapling. Atualmente, as palestras abordam praticamente todos os aspectos da ciência e da cultura, sempre com pessoas cuja experiência e atuação é considerada inspiradora. A seguir listo alguns TED cujo conteúdo é especialmente interessante para bibliotecários/as.

Brewster Kahle: A free digital library: Nesse vídeo de 2007, porém ainda atual, Brewster Kahle fala um pouco sobre as ideias por trás do Internet Archive e sobre a importância da preservação e acessoa gratuito a informação.

Lisa BU: How books can open your mind: O que acontece quando um sonho de infância não se torna real? É a partir dessa pergunta que Lisa Bu apresenta a leitura como meio para expansão da compreensão de mundo e construção de novas possibilidades de vida.

Mike Matias: A next-generation digital book: Vídeo que mostra o quanto livros digitais podem ser interativos e proporcionar novas experiências de leitura.

Redes sociais: como funcionam as ligações entre as pessoas: Nesse vídeo Augusto de Franco levanta um questionamento sobre redes sociais ao mesmo tempo em que fala sobre as ligações ocultas que existem entre as pessoas e a fala também da ciência das redes.

Qual o valor da música: Nesse TEDx, o cantor e compositor Leoni fala do valor da arte e das diferenças entre sucesso e qualidade. Resgata valores humanistas, rejeita a ideia de arte como empresa e ainda fala um pouco sobre direitos autorais.

The danger of a single story: Um dos mais famosos TED, The danger of a single story ou O perigo de uma história única, em português, é uma poderosa palestra onde a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi nos lembra que nossas vidas e nossas culturas são permeadas por múltiplas visões de mundo. Uma mensagem que todo bibliotecário – todo ser humano, na verdade – precisa ter sempre em mente.

Parte dos TED aqui listados está em inglês, mas se você não domina esse idioma basta clicar no ícone “Subtitles”, que aparece logo abaixo do vídeo, e escolher a opção “português” (ou outro idioma de sua preferência) para que as legendas sejam exibidas.

Além dos TED aqui listados, existem dezenas de outros vídeos que podem ser do interesse de bibliotecários, então não tenha medo de explorar o conteúdo.

 

Anúncios

Um comentário sobre “TED para bibliotecários/as

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s