Incrementando a caixa de ferramentas

Um tempo atrás escrevi uma postagem falando de algumas ferramentas online simples e gratuitas (ou quase) que podiam ajudar os bibliotecários. Hoje vou falar de outras ferramentas que podem deixar seu dia a dia pessoal e/ou profissional muito mais simples.

tools-864983_640
Sempre é tempo de adicionar novos utensílios a sua caixa de ferramentas. Fonte da imagem: Pixabay 

Keep

Sabe aquele aplicativo de bloco de notas que vem nos celulares? Então, o Google Keep é a versão 2.0 dele. Como todo produto Google é preciso ter conta para utilizá-lo. Você pode fazer anotações, listas, lembretes e organizá-los por meio de tags e/ou cores. O acesso pode ser feito através de qualquer dispositivo (smartphone, tablet, computador) conectado a internet. Também é possível instalar o aplicativo no celular e ter suas anotações sempre a mão. A interface é limpa e intuitiva e o fato de poder compartilhar anotações com outros usuários torna essa ferramenta ainda mais atraente. Eu, que sou viciada em listas razoavelmente organizada, já elegi o Keep um dos meus produtos Google favoritos.

Pattern8 e PatternHead

Pattern8 e o PatternHead são sites relacionados que disponibilizam padrões e templates gratuitos que podem ser usados para criar efeitos em imagens, layouts de blogs, sites e mídias sociais, decoração e etc. Mantido por designers os templates disponibilizados são gratuitos, mas é preciso fazer login para realizar download.

Canva

Essa ferramenta também é uma das minhas queridinhas. O Canva é provavelmente a ferramenta para criação de conteúdos gráficos (capas para ebook, cartazes, banners virtuais, apresentações e etc) mais simples de utilizar que existe. Basta criar uma conta para poder utilizar a ferramenta. Boa parte dos recursos são gratuitos, mas se desejar é possível adquirir ainda mais opções de templates e funcionalidades a valores relativamente baixos. É possível salvar suas criações online ou fazer download delas nos formatos .jpg . png ou .pdf. Enquanto espera o download ser concluído o Canva ainda te mostra citações inspiradoras sobre design.

Picfull

Simples de usar o Picfull é um editor de imagens que disponibiliza 21 filtros diferentes para realização de rápidas mudanças e ajustes em fotografias. Ele é ideal para aplicar efeitos em fotos de perfil ou dar um aspecto mais divertido em imagens que serão compartilhadas em mídias sociais. Não é necessário download para utilizar essa ferramenta.

Mind42

O Mind42 é uma ferramenta pra quem gosta e/ou precisa organizar as ideias usando mapas mentais. Esse tipo de diagrama tem se popularizado e o Mind42 permite a criação (colaborativa ou não) deles online, além de permitir sua publicação. Ademais das tradicionais ligações entre os conceitos, essa ferramenta permite a inserção de ícones, imagens e links o que acaba deixando os mapas mais interativos e atraentes. É possível fazer download dos mapas criados em sete formatos distintos. Para começar a usar essa ferramenta basta se cadastrar.

Assim como na postagem anterior, termino esse texto lembrando que algumas das ferramentas citadas aqui fazem uso da ideia de “pagar um café” para os desenvolvedores, ou seja, se você curte a ferramenta e tem uns caraminguás disponíveis pode fazer uma doação para ajudar na manutenção do trabalho. Outras cobram por serviços extras que você pode adquirir conforme suas necessidades.

Até a próxima postagem! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s