Hiatos e meta de leitura

Faz tempo que não venho aqui, mas fiz tanta coisa bacana nesse meio tempo que sobrou pouco tempo pra falar com vocês por aqui. Um projeto grande no trabalho ganhou o mundo e estou realmente orgulhosa de está envolvida na realização dele. Fiz um curso maravilhoso sobre mídias sociais. Avancei bastante na escrita de um texto que estava – ainda está – azucrinando meus neurônios e li muito, mas muito mesmo.

Porém, ler muito não quer dizer que alcancei a meta que tinha estabelecido no começo do ano. Dos 24 livros – que na verdade eram 25 porque um deles se divide em 2 volumes –  que formavam a lista li 18, ou seja, faltam 6 para terminar. O que é um desempenho mais do que aceitável.

stack-of-books-1001655_640
Pilha de livros com óculos no topo. Foto em preto e branco. Fonte: Pixabay

Adorei a experiência de voltar a trabalhar com uma meta porque isso me ajudava a combater o péssimo e recente hábito de procrastinar leituras. Outra coisa que curti é que apesar de ter uma lista de títulos para ler, eu não fiquei bitolada em ler somente eles. Li outros livros junto com os da meta simplesmente porque também queria lê-los. Exemplo dessas leituras extras foi o excelente “Ideias Emergentes em Biblioteconomia“, organizado pelo Jorge do Prado. Leiam esse livro. Sério.

Porém talvez o mais gratificante de ter me ~obrigado~ a ler o que estava pendente foi descobrir livros e artigos – sim também tinha um monte de artigos com leitura pendente – que podiam ajudar colegas em projetos em que eles/as estão desenvolvendo. Era ótimo está lendo e pensar “Ei, isso aqui tem relação com a pesquisa/projeto/trabalho de fulano” e correr para encaminhar o arquivo e depois descobrir que aquele texto ajudou mesmo.

Ler é sempre um exercício interessante. As vezes você se depara com textos ótimos que te fazem ter mil ideias, outras vezes você encontra uns escritos que não valem seu tempo de leitor. Aliás, por falar em tempo de leitor… Como você otimiza o seu tempo de leitor(a)/leitura? Aproveita o hiato entre um post e outro e me conta.

2 comentários sobre “Hiatos e meta de leitura

    • Oi, Val!
      Pra mim o blog também é exercício de escrita, então – apesar de algumas ausências esporádicas – tenho me mantido firme na escrita. Você disse clássicos? Tem alguns clássicos que simplesmente amo, mas estou dando chance pra novos escritores me conquistarem nesse começo de ano. Bjs! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

