Obras de referência para profissionais da informação

Como prometido, a postagem de hoje trata das obras de referência cujo conteúdo foca em uma ou mais ciências da informação. Se você chegou agora pode querer dá uma olhada na postagem em que explicamos o que são obras de referência.

arrow-2564_1280
Informação? É por aqui, sr(a) Fonte da imagem: Pixabay

As obras de referência podem assumir diversos formatos, mas no caso da biblioteconomia, arquivologia, ciência da informação e áreas afins uma boa parte das obras de referência existentes assume o formato de dicionário ou glossário. Então vamos a elas!

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

554615_AmpliadaQuem frequenta o Estante de Bibliotecária já se deparou com citações da obra Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Na verdade foi essa obra a inspiração pra criação da “seção” #BiblioTermos aqui no blog. Esse livro reúne os principais termos de ambas as áreas e os verbetes foram elaborados a partir de um excelente referencial teórico. O que mais gosto é o fato das definições serem na medida, nem curtas nem extensas demais, além das várias remissivas que a obra possui.

NORTE, Mariângela Braga. Glossário de termos técnicos em Ciência da Informação: inglês/português. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica; Marília, SP: Oficina Universitária, 2010.

Glossário de temos técnicos em Ciência da InformaçãoEsse livro foi elaborado a partir da experiência da autora como professora da disciplina de inglês técnico nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. A obra reúne pouco mais de 1130 termos em inglês com suas respectivas traduções/definições em língua portuguesa. Utilizo principalmente para ter certeza que estou usando o termo correto em inglês e não uma tradução incorreta do mesmo. Clique para download gratuito desse glossário.

ARRUDA, Susana Margaret de; CHAGAS, Joseane. Glossário de Biblioteconomia e Ciências afins: português – inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

GLOSSARIO_DE_BIBLIOTECONOMIA_E_CIENCIAS__1312422690BNessa obra os verbetes possuem definição e a indicação da fonte que foi usada para sua elaboração. Há também o uso de remissivas “ver” e “ver também”. Essa publicação possui ainda uma separata que aborda os aspectos referentes a elaboração de referências. A obra está esgotada e não encontrei versão online.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa Liberalli (Org.). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo, SP: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo de São Paulo, 1996.

335062_679Um clássico da arquivologia brasileira, esse livro praticamente impossível de encontrar apresenta uma série de conceitos arquivísticos compilados e/ou elaborados por suas organizadoras, tendo sido fundamental para estruturação terminológica (e teórica) da Arquivologia em nosso país.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2005.

dicionrio brasileiro de terminologia arquivsticaEssa publicação apresenta os principais termos da área de Arquivologia acompanhados de suas respectivas definições. Cada verbete também possui as traduções do termo em questão para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português de Portugal. A obra também faz uso de remissivas e sem sombra de dúvidas contribui para padronização da terminologia da área. O Arquivo Nacional disponibilizou o livro para download gratuito.

DESVALLÉS, André; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de museologia. São Paulo, SP: ICOM, 2013.

capa_icomEsse livro é um dos primeiros dicionários centrados nos conceitos da área de museologia. Diferente das obras citadas anteriormente, os 21 verbetes por ele abordados possuem definições mais extensas. A versão em português dessa obra (que também conta com versões em inglês, espanhol e francês) está disponível aqui para download.

Além dos livros que citei existem versões online de dicionários e glossários voltados para as ciências da informação. Em português, recomendo o Glossário da Faculdade de Ciência da Informação da UnB (Glossário da FCI) que engloba termos das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em inglês, existe o Online Dictionary for Library and Information Science (ODLIS) elaborado pela ABC-Clio. Já na área de Museologia há o Glossário do Programa Nacional de Educação Museal, escrito em português.

Outro exemplo de publicação de referência são os periódicos de resumo. No Brasil, temos o periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia editado pela UFPB. Essa revista é um periódico científico secundário e publica tanto artigos de pesquisas em andamento como resumos de artigos publicados em outros periódicos do campo da Ciência da Informação.

Finalizo essa postagem indicando a Biblioteca Virtual de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Atividade de extensão da UFSC, esse site reúne centenas de links úteis para os interessados nessas áreas do conhecimento.

Anúncios

4 comentários sobre “Obras de referência para profissionais da informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s