Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão – Resenha

LUBISCO, Nídia (Org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador, BA: EdUFBA, 2011.

 

Terminei a leitura desse livro umas três semanas atrás, mas só agora encontro tempo para escrever uma postagem sobre ele. O livro “Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão”, organizado pela Nídia Lubisco é uma fonte ótima de conteúdo para quem se interessa (estuda, trabalha, pesquisa) por questões relativas a biblioteca universitária.

bu_ufba
Capa do livro “Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão”. Fonte: Repositório da UFBA

O que mais gostei foi a possibilidade que o livro oferece de aprender com os relatos de experiência de outros profissionais. Os pontos de partida práticos e os referenciais teóricos são diversos, então se você procura ideias, exemplos ou uma luz para sua monografia sobre avaliação no contexto da biblioteca universitária esse livro tem que entrar na sua lista de leitura.

São apresentadas experiências realizadas no contexto brasileiro e espanhol. Experiências essas que usaram como elemento norteador modelos de qualidade baseados em normas ISO, normas ABNT, EFQM (modelo europeu), dentre outros. A gestão da qualidade e a avaliação de serviços foram abordadas a partir de variadas perspectivas e isso contribui para que aqueles que buscam ideias para implementar isso em uma unidade de informação possam aprender e adaptar experiências diversas a sua realidade.

Isso mesmo: adaptar. Nada de achar que porque um modelo funcionou perfeitamente na biblioteca X é possível replicá-lo indefinidamente em toda e qualquer unidade de informação, pois, por melhor que ele seja, cada contexto tem suas particularidades e estas precisam ser levadas em consideração.

Outra coisa que gostei acerca das experiências apresentadas é que elas deixam claro que gestão e avaliação são processos contínuos. Não basta avaliar uma vez, elaborar um relatório e guardá-lo na gaveta. É preciso usar os dados da avaliação para (tentar) fomentar as mudanças necessárias e permanecer monitorando e avaliando porque o cenário no qual a biblioteca está inserida se modifica e o acompanhamento constante é uma das ações que permitirá que a ela se mantenha atualizada em relação as demandas da sua comunidade.

Esse é um livro sobre bibliotecas universitárias, mas o conteúdo, com certeza, pode ser útil para profissionais que trabalham em outros tipos de bibliotecas ou unidades de informação. A versão impressa está esgotada no site da EdUFBA, mas o livro está disponível para consulta e download no Repositório Institucional da UFBA.

Aproveitem a leitura!

Anúncios

Um comentário sobre “Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão – Resenha

  1. […] LUBISCO, Nídia M. L. (Org.) Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5620/1/_Biblioteca.pdf. Acesso em: 03 nov.2016. [ Resenha bacana sobre o livro: https://estantedabibliotecaria.wordpress.com/2016/03/08/biblioteca-universitaria-elementos-para-o-pl…/] […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s