Biblioteca Pública: avaliação de serviços – Resenha

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduel, 2013.

 

No começo desse ano estabeleci para mim uma meta de leitura ambiciosa e um dos livros que integravam a lista de leitura era Biblioteca Pública: avaliação de serviços, do Oswaldo Francisco de Almeida Junior.

blibioteca-pcblica-servicos
Capa de “Biblioteca Pública: avaliação de serviços”

Já comentei aqui no blog que o primeiro livro de Biblioteconomia que li era uma obra do Almeida Junior e desde esse primeiro livro as ideias e a escrita elegante, firme e certeira dele me encantam. Gosto muito do modo como ele expõe as ideias e organiza o texto. Não fica uma ponta solta na argumentação. Quem sabe um dia eu chegue nesse nível.

Mas voltando ao livro em questão. O foco, como o próprio título indica, é a avaliação do serviço de referência no contexto das bibliotecas públicas brasileiras. Almeida Junior dedica toda primeira parte da obra a tratar da história, conceituação, importância e atividades relacionadas ao serviço de referência. Ele faz um amplo levantamento bibliográfico e discute cada ponto desse levantamento. Portanto, se você se interessa pela temática do serviço de referência a leitura de, ao menos, a primeira parte desse livro é quase que obrigatória.

Na segunda parte da obra o foco é a avaliação. Nela o autor discute diversos conceitos e traz, inclusive, referencial teórico da área de Educação. Novamente, nenhuma citação ou dado estatístico deixam de ser comentados. Um aspecto que deixa os textos do Almeida Junior interessantes é o fato dele mesclar referencial teórico com experiência profissional. Isso contribui para contextualização e enriquece a discussão.

O que fica evidente no livro é que apesar das mudanças que a sociedade vem enfrentando a biblioteca pública, por uma série de fatores externos e internos, não tem acompanhado essas mudanças e isso é exposto com clareza.

Outra aspecto importante da obra é que, além de desnudar o atual cenário do serviço de referência nas bibliotecas públicas, – abordando também as exceções – ela propõe um modelo de avaliação que, com as devidas alterações, pode muito bem pautar o processo avaliativo em bibliotecas dos mais diversos portes. Como bônus final a obra ainda inclui levantamento bibliográfico de ótima qualidade sobre bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas e um exemplo prático da avaliação de um serviço em uma biblioteca pública.

A versão impressa desse livro está esgotada, mas é possível acessá-lo e realizar download gratuito no site EDUEL. Portanto, clique aqui, faça o download e não desperdice a oportunidade aprender com o ótimo conteúdo oferecido por Almeida Junior no livro Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s