#BiblioTermos – Protocolo Z39.50

Já falei em outras oportunidades aqui no blog que minha memória não é minha maior qualidade, mas vez por outra ela me surpreende e se lembra de coisas com uma nitidez impressionante.

Entre essas memórias surpreendentes estão algumas das questões de uma prova de concurso que realizei em 2013. Mais surpreendente ainda é o fato de eu ter me lembrado de um comentário, feito em 2010, por uma professora e que falava justamente do tema abordado na questão. A questão e o comentário da professora faziam referência ao Protocolo Z39.50.

Z39
Questão de concurso sobre o Z39.50

Esse protocolo, que utiliza uma arquitetura cliente/servidor, foi criado na década de 1980 e permite a normalização e integração de diferentes sistemas de computação com diferentes sistemas operacionais, equipamentos, formas de pesquisa e sistema de bases de dados.

A primeira versão data de 1984. Além dela foram divulgadas “[…] as versões de 1988, 1992, 1994 e, finalmente, aprovado com a versão de 1995, que apresentava as funções ampliadas e outras voltadas para aplicações não bibliográficas.” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 381).

O Z39.50 tornou-se bastante popular, tendo sido adotado pela comunidade bibliotecária ao redor do mundo. A possibilidade de utilizá-lo para o intercâmbio de dados estruturados otimiza significativamente o processo de catalogação – mas isso não quer dizer que os bibliotecários devem dedicar menor atenção a esse processo – e tornou mais simples o processo de busca e atualização de bases de dados.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s