O primeiro livro de Biblioteconomia que eu li

Minha memória não é exatamente meu ponto forte. Sou uma fisionomista razoável, mas tenho um problema para lembrar nomes, endereços, telefones, números de classificação, etc, etc, etc… Mas tem uma coisa que lembro com facilidade: livros cuja leitura me conquistou.

E hoje eu vou falar de uma dessas leituras: Sociedade e Biblioteconomia, do Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Esse livro é formado por textos escritos entre o fim da década de 1980 e início da década de 1990 e tratam da nada simples e pouco poética relação da Biblioteconomia com a sociedade brasileira.

Capa_Socio_Biblio
Capa do livro Sociedade e Biblioteconomia

Li esse livro no meu primeiro semestre de curso. Não foi uma leitura realizada para uma disciplina específica, mas foi sim aquele tipo de leitura “estou no começo do curso, quero conhecer melhor a minha área e acho que esse livro pode me ajudar”. Flanava pelas estantes, vi o título e peguei para ler e a cada página lida descobri que ele ia na contramão do que eu buscava. Explico.

Eu procurava por um livro que me desse respostas, já que – diferente de outros colegas – minhas pesquisas anteriores a escolha do curso não haviam sido tão extensas, mas se tem uma coisa que  esse livro do Almeida Júnior não te dá são respostas prontas, bonitinhas e bem acabadas. Ele te faz questionar o discurso da área, o status quo.

Adorei ter lido esse livro logo no começo do curso porque ele me fez questionar desde o começo todo discurso com o qual estava tendo contato e esse questionamento, sem dúvidas, me fez ter uma formação bem mais crítica e rica. Por isso que sempre volto a ele. Por isso o recomendo a todos/as estudantes e bibliotecários/as. Leiam “Sociedade e Biblioteconomia”! Questionem-se!

Anúncios

Um comentário sobre “O primeiro livro de Biblioteconomia que eu li

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s