Internet Blog Serial Number – IBSN

O desenvolvimento de padrões e/ou códigos que permitam a identificação unívoca de publicações é prática disseminada no mundo inteiro. Exemplos disso são o International Standard Book Number (ISBN), atribuído a livros, e o International Standard Serial Number (ISSN), atribuído a publicações periódicas. Desde o dia 06 de fevereiro de 2006, o Internet Blog Serial Number (IBSN) passou a integrar esse grupo.

O IBSN surgiu na Espanha visando atender a demanda de blogueiros que solicitavam números ISSN para seus blogs, mas tinham seus pedidos negados. Essa iniciativa da sociedade civil não possui vínculo governamental e nenhum tipo de normalização advinda de alguma outra entidade. Entretanto, surgiu para atender demanda semelhante a de outros números de identificação, ou seja, proteger os blogs “[…] contra plagiadores e usuários maliciosos.” (GLENYR, 2014). Além disso, como consta na página da iniciativa “contrariamente às publicações tradicionais , cujo conteúdo não muda uma vez que é publicado, um blog cresce e evolui através do tempo. A fim de não perder essa identidade , precisamos de um registro diferente dos tradicionais.” (IBSN, [2008], tradução nossa), ou seja o IBSN também tem a função de garantir a correta identificação de um blog independente das mudanças de conteúdo, estrutura e aparência que ele sofresse.

O blog do projeto não realiza postagens desde 2006, mas o portal onde os blogs podem ser registrados e o código gerado funcionam perfeitamente. Existe até um buscador, onde você pode pesquisar entre os milhares de blogues cadastrados através do “número IBSN”, do “nome” ou  da”URL” do blog.

IBSN do blog Estante de Bibliotecária
IBSN do blog Estante de Bibliotecária

Caso você tenha interesse, pode criar um IBSN pro seu blog acessando ibsn.org e inserindo os 10 dígitos – sim, é você que escolhe – de sua preferência. Esses 10 dígitos devem ser separados por 03 hifens (-). A posição dos hifens não é fixa e você pode repetir um dígito várias vezes. Depois de cadastrar o blog, você ainda tem a opção de gerar um código de barras para inserir no blog e publicizar o IBSN dele. Na imagem ao lado, vocês veem o IBSN do blog Estante de Bibliotecária. O código numérico foi formado usando por base a data da primeira postagem do blog. Achei simbólico.

Na prática o IBSN, assim como nenhum outro identificador, não impede que um blog seja copiado ou atacado de algum modo, entretanto chama atenção que após terem sua tentativa de adotar o ISSN negada, a comunidade de blogueiros espanhóis tenha se organizado e criado seu próprio meio de identificação e que, posteriormente, essa ideia tenha sido adotada por blogueiros de outras partes do mundo.

REFERÊNCIAS

GLENYR, Ana. ISBN e direitos autorais. 2014. Apresentação de slides. Disponível em: http://migre.me/rWblB Acesso em: 27 out. 2015.

IBSN. Home. [2008]. Disponível em: http://ibsn.org/ Acesso em: 27 out. 2015.

+INFO

ALGUAZAS, Jojo. El IBSN, el código identificador de blogs. 2012.

PUENTE, Ángel. IBSN (Internet Blog Serial Number). 2006.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s