Procurando E-books em português? Conheça locais onde você pode baixá-los gratuitamente

Provavelmente, o primeiro livro eletrônico foi produzido em 1971, quando Michael Hart – fundador do Projeto Gutenberg – digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. De lá pra cá, mais de 40 anos se passaram – linha do tempo aqui – e muita coisa aconteceu. Atualmente, os livros eletrônicos têm se tornado cada vez mais populares, ganhado novos formatos, formas de distribuição e levantado uma série de discussões.

Numa prateleira, e-reader entre livros impressos. Foto: Maximilian Schönherr
Numa prateleira, e-reader entre livros impressos. Foto: Maximilian Schönherr

Assim como aconteceu com os livros físicos, surgiram espaços que buscam prover gratuita e legalmente o acesso aos livros eletrônicos. São bibliotecas digitais, repositórios institucionais, iniciativas governamentais, dentre outras que disponibilizam milhões de títulos. Hoje vou falar um pouquinho de algumas dessas iniciativas. Tem também um mini tutorial no meu perfil no SlideShare com as principais funções das ferramentas abordadas nesse post.

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

Provavelmente você já recebeu correntes no Orkut (que descanse em paz), Facebook, WhatsApp falando sobre esse portal, mas você o conhece?

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital criada em 2004 e mantida pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso a conteúdos que já estejam em domínio público ou sob licença de creative commons e que, portanto, podem ser difundidos livremente. A maior parte de seu acervo está em português, embora existam trabalhos em outras línguas. O conteúdo do portal está dividido em coleções, mas é possível localizar materiais fazendo uso de quatro tipos de busca diferentes: pesquisa básica, pesquisa por conteúdo, pesquisa teses e dissertações e pesquisa por nome do autor.

O portal abriga mais de 10 mil documentos no formato de texto e cerca de 4 mil em outros formatos. O conteúdo é amplo e engloba desde literatura infantil até teses e dissertações. Tem música clássica, material sobre história da África, legislação, obras de escritores consagrados como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Dante Alighieri e, adivinhem só, têm livros técnicos e acadêmicos também, inclusive sobre ciências da informação. Para conhecer melhor as funcionalidades de busca do Portal Domínio Público.

BIBLIOTECA DIGITAL DO SENADO FEDERAL

A Biblioteca do Senado Federal brasileiro foi criada em 1826, já a sua versão digital, denominada Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF), foi apresentada ao público em 2006. A BDSF visa, dentre outras coisas, disponibilizar o texto integral tanto das publicações do Senado Federal como de outros documentos de interesse do Poder Legislativo.

O acervo da BDSF está dividido em 07 coleções: Senado Federal; Legislação; Senadores; Obras Raras; Jornais e Revistas; Biblioteca do Senado Federal; Textos diversos. É possível realizar busca simples ou avançada. Se você se interessa por leis e/ou administração pública a BDSF é uma ótima fonte de pesquisa.

BIBLIOTECA DIGITAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados é construída usando o software DSpace e adota a licença de Creative Commons para a maioria de seus documentos. Seu acervo é composto por livros, revistas e arquivos em áudio e vídeo e tem foco em documentos relevantes para dá suporte as atividades legislativas.

Aspecto interessante dessa biblioteca digital é que você pode acessar as obras publicadas pela Edições Câmara. As linhas editoriais e assuntos dessas publicações são diversos, indo desde de administração pública até literatura, com livros disponibilizados em texto completo no formato .pdf.

PORTAL LIVRO ABERTO

O Portal Livro Aberto criado e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Portanto, seu acervo é composto por obras de caráter científico que abordam temas como tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, petróleo e gás, melhoria e ensino de ciências, dentre outros.

Um dos pontos positivos desse portal é que ele reúne obras de muitas áreas do conhecimento, permitindo que estudantes, curiosos e pesquisadores com os interesses mais diversos possam fazer uso do conteúdo nele disponibilizado. Para os interessados, o site disponibiliza estatísticas de acesso e download de cada uma das obras.

SCIELO LIVROS

A Scielo Livros, liderada e financiada por um consórcio de editoras de instituições de pesquisa brasileiras, é um projeto que trás pro cenário dos livros eletrônicos a bem sucedida experiência da Scielo no campo de periódicos científicos. Esse projeto tem o objetivo de publicar online coleções de livros acadêmicos visando aumentar acesso, uso e impacto dos trabalhos neles publicados.

A Scielo Livros disponibiliza mais de 600 títulos, sendo a maioria em acesso aberto. Seu acervo é crescente e já conta com mais de 42 milhões de downloads. Atualmente, 09 editoras universitárias já aderiram ao projeto e 04 instituições disponibilizam coleções temáticas.

Além dos portais e bibliotecas digitais indicados é sempre bom ficar atento a sites de editoras, pois algumas delas – especialmente as universitárias – disponibilizam títulos para download gratuito. Exemplo disso é são a Cultura Acadêmica e a FGV Editora. Outra opção são os repositórios institucionais (aqui tem lista com alguns deles), especialmente os mantidos por universidades públicas. Eles ganham cada vez mais espaço, tanto no Brasil quanto no exterior, e tem buscado atender público cada vez mais amplo.

Por hoje é só, leitores. Enquanto vocês exploram as ferramentas citadas aqui, vou lendo os livros que baixei enquanto pesquisava conteúdo e escrevia esse post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s