Coletâneas para conhecer a CI

Quem está a algum tempo envolvido com a Ciência da Informação (CI), nem precisa ser um relacionamento sério,  já deve ter notado o quanto é comum encontrar publicações da área no formato de coletânea. Não tenho dados estatísticos, olha a dica de pesquisa, mas uma parcela bem significativa dos livros sobre CI são elaborados nesse formato. Pois bem, nesta postagem vou apresentar brevemente cinco coletâneas que li e me ajudaram a conhecer um pouco mais os caminhos intrincados da CI.

PINTO, Virgínia Bentes; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA NETO, Casemiro (Org.). Ciência da informação: abordagens transdisciplinares gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. 261 p.

CIENCIA_DA_INFORMACAO_1360152044BPublicado em 2007, esse livro é uma das coletâneas sobre a CI que mais utilizo. Os cinco capítulos iniciais, que focam nos aspectos epistemológicos da CI, me ajudaram bastante na construção do referencial teórico da minha monografia, defendida em 2013. Por esse exemplo é possível perceber que algumas discussões apresentadas no livro continuam bem atuais. Além desses, há capítulos sobre memória, transferência de tecnologia e políticas de leitura.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Lopes Ginez de (Org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica Editora; Marília, SP: Fundepe Editora, 2008. 268 p.

ADimensaoEpistemologicaDaCienciaDaInformacaoESuasInterfacesTecnicasEsse livro, publicado em 2008, mas oriundo de um evento realizado em 2006, tem um dos títulos mais longos que já vi em livros da área. Os trabalhos que o compõem foram considerados os melhores do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) realizado em Marília. Por se tratar de trabalhos submetidos ao principal evento brasileiro da área de CI é sempre bom conhecer o histórico de pesquisas nele apresentadas. Além dos artigos, o livro traz texto da palestra de abertura do evento, proferida pelo Prof. Bernd Frohman, e um capítulo com breve histórico do ENANCIB.

TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão (Org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2012. 239 p. 

SA-para-entender-a-ciencia-da-informaçaoEsse livro traz textos sobre os principais pontos de discussão da CI: epistemologia, representação e organização da informação e do conhecimento, literatura científica, acesso aberto, dentre outros temas. Outro aspecto interessante desse livro é que ele também apresenta textos de autores estrangeiros o que torna a coletânea ainda mais heterogênea. O livro está disponível para download no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA): http://migre.me/rpdvt

CAVALCANTE, Lidia Eugenia; PINTO, Virgínia Bentes; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório (Orgs.). Ciência da informação e contemporaneidade: tessituras e olhares. Fortaleza, CE: UFC, 2012. 330 p.

CIENCIA_DA_INFORMACAO_E_CONTEMPORANEIDAD_1398217310PPublicado pela Edições UFC, os trabalhos que compõem esse livro surgiram dentro doutorado inter-institucional realizado numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Existem capítulos sobre competência em informação, representação, organização da informação, estudo de usuários, mediação e sociedade da informação. A parceria entre pesquisadores de universidades diferentes rendeu alguns textos bem interessantes.

OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2011. 139 p.

CienciaDaInformacaoEBiblioteconomiaNovosConteudosEEspacosDeAtuacaoEssa obra possui seis capítulos que abordam a história e desenvolvimento da CI no Brasil e no mundo, origem das bibliotecas, atuação profissional do bibliotecário e redes de informação. O livro é uma boa amostra de como a biblioteconomia e a CI se relacionam no contexto acadêmico e de pesquisa brasileiro.

Agora que essas cinco coletâneas foram devidamente apresentadas espero que o conteúdo delas possa ajudá-los em seus estudos e pesquisas. Lembrando que essa lista não é exaustiva, então se você conhece algum título bacana e que não foi citado aqui, não se acanhe e fale sobre ele no espaço destinado aos comentários.

Anúncios

6 comentários sobre “Coletâneas para conhecer a CI

  1. Oi, estou precisando muito deste livro “PINTO, Virgínia Bentes; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA NETO, Casemiro (Org.). Ciência da informação: abordagens transdisciplinares gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. 261 p.”, só que está esgotado não acho em lugar nenhum, Podes me ajudar a adiquir este livro?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s