#BiblioTermos – Entrevista de Referência

A entrevista de referência, também conhecida como entrevista de busca e entrevista de consulta, é definida como sendo uma “conversa entre o usuário e o profissional da informação visando identificar a exata necessidade informacional e formular a estratégia de busca […]” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 152).

Geralmente, a entrevista de referência é o primeiro contato do usuário com um bibliotecário (ou outro profissional da informação). Lamy (1998 apud ACCART, 2012, p. 131) a define como sendo representante máxima da realização da própria função de referência. O fato é que, além de ajudar na definição dos termos de busca, ela é um importante meio para o estabelecimento de uma relação de confiança entre o usuário e a biblioteca.

Informação? É por aqui, sr(a) Fonte da imagem: Pixabay
Informação? É por aqui, sr(a)
Fonte da imagem: Pixabay

Durante a entrevista de referência é importante que o bibliotecário se expresse de maneira clara e cordial para com o usuário a fim de descobrir qual o contexto da busca; quais as restrições no tocante a idioma, datas, origens e formatos dos documentos procurados; qual a natureza da informação desejada e quais caminhos já foram percorridos antes do usuário chegar até a unidade de informação. Quanto maior a qualidade e precisão dos dados obtidos durante a entrevista, maior as possibilidades de êxito da busca.

Mesmo ainda sendo uma das ferramentas de um serviço que visa fornecer respostas pontuais as demandas informacionais dos usuários, a entrevista de referência atua cada vez mais como meio para construção de usuários mais autônomos, uma vez que muitos bibliotecários utilizam-na também para apresentar guias, ferramentas de busca e estimular o públicos a participar das atividades do programa de educação de usuários da instituição.

REFERÊNCIAS

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2012.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s