Book Trailers: O que são? O que comem? Onde vivem?

Os book trailers ou trailers de livros são uma das práticas do mercado editorial usadas para a divulgação de lançamentos literários. Os book trailers foram idealizados a partir dos já famosos e consolidados trailers de filmes, porém

diferentemente dos trailers de cinema, onde é realizada uma edição com as melhores e mais interessantes cenas do filme, o book trailer traz uma montagem elaborada com frases de impacto para chamar a atenção do leitor, permeadas com cenas e imagens do livro e da história, e tudo isso envolto com uma música de fundo. (SOUZA; COSTA, 2012, p. 09).

Por ser usado basicamente como peça de propaganda pelas editoras o objetivo principal do book trailer é tornar o livro atraente para o leitor, visando gerar o desejo de compra do livro divulgado.

Um dos aspectos que diferenciam os book trailers de outros tipos de elementos de divulgação literária é o fato deles não serem meros reprodutores estáticos do conteúdo da obra, ou seja, “[…] o book trailer produz seu próprio conteúdo e explora os cenários da obra de acordo com a visão dos criativos responsáveis.” (GOMES et al, 2012, p. 08).

Esse processo de exploração do conteúdo da obra pode ocorrer de muitas maneiras. A mais utilizada é a inserção de frases que resumem o enredo da história em associações a imagens que transmitem a atmosfera e/ou contexto em que a esse enredo se desenrola. Um exemplo desse formato é o book trailer do livro Bruxos e Bruxas, de James Patterson. Já o book trailer do livro Era uma vez minha primeira vez, da escritora Thalita Rebouças adota um formato diferente ao trazer a autora resumindo principais pontos da história enquanto atrizes interpretam algumas das personagens.

Os book trailers tem crescido em número e em variedade de estilos por apresentarem características que se adaptam muito bem a metalinguagem e a interatividade proporcionada pelas redes sociais. Essa ferramenta de divulgação de conteúdo literário adequa-se muito bem a duas características primordiais do ambiente web: a possibilidade de coprodução e compartilhamento por parte do público.

Esses dois aspectos contribuem para uma aproximação do público com o conteúdo existente nas obras que fazem dos book trailers uma possibilidade de divulgação de conteúdo literário.

REFERÊNCIAS

GOMES, Caroline. et al. A publicidade audiovisual literária como incentivo à leitura infanto-juvenil. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 14., 2012, Recife. Anais eletrônicos… São Paulo: Intercom, 2012. Acesso em: 05 ago. 2015.

SOUZA, Rogério Martins de; COSTA, Débora Alves da. Livros em Cartaz: o book trailer e as novas formas de divulgação literária em tempos digitais. In: Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil, 4., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: ULEPICC, 2012. Acesso em: 05 ago. 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s