Avaliação de Usabilidade na Internet – Resenha

NASCIMENTO, José Antônio Machado do; AMARAL, Sueli Angélica do. Avaliação de usabilidade na internet. Brasília, DF: Thesaurus, 2010.

Cada vez mais os bibliotecários tem tido necessidade de incorporar novos termos e novas práticas as suas atividades profissionais. Alguns dos termos que tem ganhado espaço no jargão bibliotecário são os relativos a usabilidade. A usabilidade está diretamente vinculada aos estudos a respeito da interação humano-computador e pode ser entidade como uma série de métodos que busca entender como alguém pode empregar algo para realizar uma tarefa específica.

No livro escrito por Nascimento e Amaral a usabilidade é abordada dentro do contexto específico da internet. Nele, os autores apresentam, em quatro partes, as principais facetas desse tema, partindo dos conceitos básicos até chegarem na exposição de um exemplo prático de uso das ferramentas de usabilidade para avaliação e proposta de melhoria de uma página web.

Capa do livro
Capa do livro “Avaliação de usabilidade na internet”

A primeira parte do livro Avaliação de usabilidade na internet é dedicada a exposição de um resumo da história dos estudos sobre ergonomia e usabilidade, além da evolução das interfaces gráficas. Entretanto, a maior e mais significativa parcela é dedicada a discussão em torno elementos que ajudam a compor os modelos mentais. A saber: percepção, atenção, memória, raciocínio e aprendizado. Tendo em vista que a discussão desses conceitos não é o foco do livro, as 15 páginas dedicadas a eles se destacam pela qualidade dos apontamentos que trazem.

A segunda parte da obra volta-se para a exposição dos métodos e técnicas existentes para a avaliação de usabilidade de websites. Os autores falam acerca das principais ferramentas passíveis de serem empregadas em uma avaliação de usabilidade, destacando que existem ferramentas para serem empregadas com gestores, desenvolvedores e usuários de websites e que a visão de cada um desses grupos acerca da página avaliada contribui para a melhoria de um aspecto específico da mesma. Um dos pontos bacanas dessa parte do livro é que os autores apresentam, obviamente de modo sucinto, o passo a passo para a realização de cada uma das técnicas expostas, ou seja, além da definição do que é card sorting, por exemplo, você encontra a descrição do planejamento, aplicação e análise dos dados coletados por meio dessa técnica. Essa característica ajuda aqueles que não estão familiarizados com a temática a entenderem melhor as técnicas apresentadas.

A terceira parte do livro é dedicada a exposição de um estudo de caso relativo a avaliação do web site de uma biblioteca universitária. Nessa seção os autores mostram tanto o passo a passo da avaliação, como expõem os dados obtidos. Nela é possível ver como os dados obtidos com cada uma das técnicas de usabilidade se complementam ajudando a formar um mosaico amplo e rico da relação dos diferentes públicos com o site analisado. A quarta parte do livro trás uma série de modelos de instrumentos de usabilidade. Modelos esses que podem ajudar muito a quem busca referencial para desenvolver instrumentos de avaliação próprios.

O livro Avaliação de usabilidade na internet é para leigos que estão buscando se familiarizar com o tema. A linguagem é acessível e a lista de referências da obra traz ótimas sugestões de fontes para quem deseja e/ou precisa se aprofunda no assunto.

+Info

ErgoList: Listas de verificação destinadas a apoiar exercícios de inspeção da interface visando descobrir as falhas ergonômicas mais flagrantes em uma interface com o usuário. Além das listas de verificação, possui módulos de questões, recomendações e glossário que ajudam na compreensão dos conceitos ergonômicos. Os autores citam no livro e eu utilizei essa ferramenta em atividades durante minha graduação. Experimentem!

Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG – Cartilha de Usabilidade: Essa cartilha foi elaborada pelo Programa de Governo Eletrônico e fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s