Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia – Resenha

CARVALHO, Jonathas. Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. 2 ed. Recife, PE, 2012.

Capa da 2. ed. do livro Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia

O livro “Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo”, de autoria de Jonathas Luiz Carvalho Silva, é provocador. A obra, originada de dissertação, toca numa das questões mais negligenciadas pela Biblioteconomia: a construção da identidade biblioteconômica.

A obra divide-se em cinco capítulos principais. Neles o autor busca resgatar um pouco da trajetória histórica da Biblioteconomia. Aqui abro um parêntese para destacar que o autor não inicia essa reconstrução no surgimento da Biblioteca Nacional, mas sim nas bibliotecas coloniais brasileiras e esse é um dos méritos desse livro.

Após tratar das bibliotecas coloniais, o autor aborda sucintamente os primórdios da Biblioteca Nacional destacando alguns de seus diretores, dentre eles Ramiz Galvão, e, após isso, adentra na história do ensino de Biblioteconomia no Brasil. Aspecto interessante é que Jonathas Carvalho busca intercalar os diversos períodos antes abordados na obra, pincelando as principais contribuições (nem sempre positivas) de cada um deles para a construção da área.

O capítulo 3 trata especificamente do objeto de estudo da Biblioteconomia, discussão extremamente atual aliás. O autor parte de três perguntas para elaborar sua argumentação e consegue construir um texto questionador que pode servir de ponto de partida para significativas pesquisas na área de estudos históricos e epistemológicos.

No capítulo 4 chega-se a abordagem acerca da identidade da Biblioteconomia. Nele o autor trata do que caracteriza uma profissão, da importância de construir uma sólida consciência de classe (algo que, em sua opinião, a área está um tanto distante de possuir) e da necessidade da Biblioteconomia e dos diferentes tipos de bibliotecas adaptarem-se tanto as demandas do mercado de trabalho como as necessidades sociais de um país onde a biblioteca ainda carece de maior visibilidade social.

“Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo” é um livro que suscita, apesar da brevidade com que trata alguns temas, muitas discussões referentes a Biblioteconomia. Discussões essas que se fazem urgentes, pois uma área que não discute com seriedade acerca de si mesma perde a capacidade de se adaptar e de lidar com o novo. Meu único lamento é o tamanho reduzido da obra, o que acarretou cortes abruptos e/ou o não aprofundamento de alguns pontos. Torço para que haja uma 3ª edição e que nela o autor disponha de mais espaço para expor suas ideias tão pertinentes e necessárias a Biblioteconomia.

Anúncios

2 comentários sobre “Uma análise sobre a Identidade da Biblioteconomia – Resenha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s