Educação científica e cidadania – Resenha

MOURA, Maria Aparecida (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte, MG: UFMG; PROEX, 2012.

Capa do livro Educação científica e cidadania
Capa do livro Educação científica e cidadania

As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) trouxeram uma série de mudanças sociais e comportamentais. Essas mudanças reverberaram em todos os espaços e instâncias da sociedade. Em alguns elas causam espanto, repulsa; em outros , despertam curiosidade e fascínio. O fato é que a influência das NTIC é enorme, quase inevitável, atingindo de modo mais forte as camadas mais jovens da população. Diante disso é necessário (re)pensar a formação dos jovens nesse contexto cada dia mais efervescente.

O livro Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis, organizado pela professora Maria Aparecida Moura, da Universidade Federal de Minas Gerais, traz justamente trabalhos que refletem sobre a formação ética,cidadã e científica de jovens, trabalhos esses que buscam também romper com barreiras e propor novos caminhos para a formação de pesquisadores juvenis.

A fim de organizar e aproveitar de maneira mais clara as ideias contidas em seus 21 capítulos o livro divide-se em quatro eixos. São eles:

  1. Educação científica e cidadania;

  2. Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica;

  3. Letramentos, leitura e mediações;

  4. Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.

Ao longo dos capítulos os mais diversos contextos, discussões e possibilidades de abordagem da temática “educação de jovens e formação de pesquisadores juvenis” são expostos. Há textos que levantam questões em torno da formação ética, outros apresentam discussões de gênero, além das novas possibilidades e cenários surgidos com as NTIC.

Dentro desse último tópico discute-se creative commons, escrita colaborativa, blogs, letramento, cultura wiki e robótica. Todos os textos possuem um bom nível de conteúdo e constituem-se em ótimo referencial inicial para quem se interessa por essas temáticas.

O livro Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis é antes de mais nada um indicador de que é possível construir novos caminhos no que se refere a formação humana e que esses caminhos passam pelo desenvolvimento de práticas mais inclusivas e dinâmicas no tocante a lida com o caótico, amplo e rico campo tecnológico e informacional.

+info

Link para livro completo: http://goo.gl/tB66mA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s