Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia – Resenha

VIEIRA, Ronaldo. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

Capa do livro Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia
Capa do livro Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia

A Biblioteconomia é uma área um tanto quanto carente de livros, ainda mais livros escritos por “bibliotecários praticantes” ao invés de docentes. Professores, vocês são indispensáveis, mas é ótimo ver bibliotecários escrevendo. Diante disso, o livro Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia, do Ronaldo Vieira, é mais do que bem vindo.

O livro tem um título pretensioso, do qual discordo um pouquinho, e um conteúdo amplo. São 22 capítulos dedicados a alguns dos principais (e atuais) temas que competem a Biblioteconomia.  Essa é uma obra de consulta. E isso não é demérito, pelo contrário. O autor fez um ótimo levantamento bibliográfico e os capítulos desse livro podem ser uma leitura muito útil pra quem quer/precisa ter um contato inicial com temas como: estudo de usuários; formação e desenvolvimento de coleções; representação temática; serviço de referência; editoração; mercado de trabalho; dentre outros.

O próprio autor ressalta que não pretendeu, nesse livro, desenvolver novos estudos acerca de nenhum dos temas apresentados, mas sim compilar definições e construir um texto que fornecesse uma visão ampla sobre os temas expostos. Isso ele conseguiu. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia é um livro pra ser lido ao longo do curso, conforme o aluno de graduação for avançando nas disciplinas.

A linguagem adotada pelo autor é clara e acessível. Gostei do livro ter feito uso de quadros comparativos e de trazer listas, como as existentes no capítulo sobre tesauro e no sobre periódicos, que tanto expõem exemplos como direcionam para fontes de informação com conteúdo de qualidade. E por falar em direcionar, as 15 páginas de referências bibliográficas usadas no livro são um bom lugar para procurar fontes que permitam um aprofundamento nas temáticas introduzidas pela obra.

Espero que esse livro comece a figurar nos programas de disciplina e nas prateleiras das bibliotecas dos cursos de Biblioteconomia e que ela ajude os alunos desse curso a começarem a construir seu referencial teórico, pois, assim como o livro de Edson Nery da Fonseca (resenhado aqui), a obra de Ronaldo Vieira deve ser princípio e não fim de pesquisas sobre os temas nela apresentados.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s